Universo da escova progressiva

Posted by Grupo Web de Comunicação on 03:01 with No comments
ESCOVA PROGRESSIVA
Temos hoje em dia no mercado, muitas formulações, é só conversar com seu hairstylist a mais adequada para seus cabelos e para sua idade. Nessa conversa definam qual resultado querem alcançar com a progressiva: Super lisos ou apenas volume.
Dificilmente encontraremos uma mulher que esteja satisfeita com suas madeixas e entre as tantas idas e vindas aos salões de beleza, em busca de uma mudança no visual, um procedimento que cada vez mais está fazendo a cabeça de muitas mulheres é a escova progressiva. Fios lisinhos, práticos e fáceis de serem cuidados, sem o desgaste do estica e puxa da escova e chapinha, com certeza é o sonho de muitas. 
Diante da grande variedade de escovas encontradas no mercado, muitas se submetem a tratamentos químicos sem antes analisar os perigos que se escondem atrás dessa grande transformação, visto que o principal elemento químico das escovas progressivas é o ácido fórmico, popularmente conhecido por formol, um produto químico que quando utilizado indevidamente pode provocar desde a queda no cabelo, intoxicação até queimaduras graves no couro cabeludo, causando danos muitas vezes irreversíveis ao cabelo, por isso trata-se de um produto fiscalizado pela Agência de Vigilância Sanitária, a ANVISA e antes de se decidir pelo alisamento dos fios, confira as principais dúvidas que envolvem esse procedimento e o esclarecimento dado hairstylist Gennaro Preite: 
>> Escovas progressivas são mesmo sinônimos de economia de tempo? 
A escova progressiva tem por objetivo alisar e reduzir o volume dos fios, oferecendo uma praticidade, de certa forma mais duradoura em comparação a outros procedimentos e tratamentos com a mesma finalidade, chegando a durar até quatro meses. Ao fazer a escova progressiva, mulheres que antes gastavam horas e horas para “domar” os fios, necessitam de poucos minutos para uma finalização, quando necessário apenas um pouco de ar seco do secador já é suficiente para moldar o cabelo. 
>> A escova progressiva pode ser feita em qualquer tipo de cabelo? 
Não. Este procedimento é desaconselhável em cabelos afros, por serem muito porosos e por terem um menor número de cutículas, o que dificulta a fixação do produto, deixando os fios mais grossos, sendo mais indicado para cabelos crespos e volumosos. É totalmente desaconselhável a escova progressiva em crianças, sendo até mesmo proibido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, mas mesmo diante disso alguns profissionais acabam por desrespeitar a proibição fazendo o procedimento em crianças. 
>> Cabelos que se encontram muito danificados podem passar pela escova progressiva? 
O ideal é conversar com seu cabeleireiro e fazer uma análise dos fios, cabelos fragilizados e quebradiços devem ser recuperados antes de serem submetidos a um novo procedimento químico, nesse caso a hidratação é o mais indicado, evite a cauterização, pois devido ao creme reestruturador os fios podem adquirir brilho, mas não hidratação. 
>> Mulheres que já tem produtos químicos no cabelo, podem fazer escova progressiva? 
Depende muito de cada caso, mais uma vez vale ressaltar a importância em conversar com seu cabeleireiro antes de procedimento. Cabelos tingidos e com mechas até podem fazer progressiva, já cabelos que passaram por relaxamento recentemente devem esperar em média uma semana para um novo procedimento. 
>> Quais os riscos do formol? 
Como já citado, o formol pode provocar coceiras, queimaduras, acelerar queda de cabelo, descamar o couro cabeludo e ainda causar problemas respiratórios, além de danos causados diretamente na estrutura do cabelo, ficando os fios sem flexibilidade, partindo-se facilmente, por isso esteja atenta, o valor máximo permitido pela ANVISA nas fórmulas é somente de 0,2%. 
>> Como saber se o produto usado tem mais formol do que o permitido pela ANVISA? 
A melhor forma ainda está na informação, por isso antes de iniciar o procedimento leia atentamente a embalagem e esteja atenta, pois as indústrias químicas tentam alterar o nome, dificultando sua localização, mas caso esteja escrito “formaldeído” ou “poliformol e variantes”, existe a presença do formol na composição do produto, outra forma é o cheiro forte e característico do formol. Leia o rótulo e fiscalize as quantidades, lembre-se que a ANVISA admite somente 0,2% de formol em sua composição, afinal é a saúde do seu cabelo que está em jogo. 
>> É possível substituir o formol sem prejudicar o cabelo? 
Há dois substitutos para o formal que não agridem o cabelo, o Tioglicolato de Amônio e a Etalonamina, um tipo de amônia mais potente. 
>> Quando realizada de forma correta a escova progressiva pode também hidratar e dar brilho aos fios? 
Esta não é a finalidade da escova progressiva, o que ocorre é que muitos fabricantes desenvolvem fórmulas que reúnem junto ao alisante um creme reconstrutor, misturado a um poderoso hidratante a base de queratina, esses produtos podem até propiciar brilho aos fios, mas o brilho não é sinal de hidratação. 
>> Quem tem alongamento pode fazer progressiva? 
Para quem tem mega hair à progressiva não é indicada, visto que uma das etapas do processo é justamente a escovação, o que não seria possível devido ao alongamento, o mais recomendado seria primeiro fazer a progressiva para depois alongar os fios. 
>> Como fazer para a progressiva ficar com aparência mais natural e menos escorrida? 
Não há como regular a intensidade da escova progressiva, por isso não espere um “liso natural”, com movimento, balanço e pontinhas modeladas, pois este não será o resultado alcançado pela progressiva. 
>> Qual a principal diferença entre as diversas escovas progressivas existentes no mercado? 
A principal diferença está no cheiro, em geral, quanto mais forte for à fragrância, mas forte será também o alisante. 
É imprescindível o teste da mecha antes de fazer o procedimento, uma vez que não são todos os cabelos resistentes a certos produtos químicos e esteja atenta quanto ao profissional que fará a aplicação, este deve ser capacitado e experiente. 
Quanto aos cuidados pós-progressiva, o hairstylist recomenda não prender ou colocar grampos, principalmente após fazer à progressiva, além disso, é essencial fazer hidratações para recuperar os fios, esteja atenta também quanto à lavagem e produtos usados em cabelos com progressiva, siga corretamente todas as orientações passadas por seu cabeleireiro, somente assim garantirá uma progressiva por mais tempo. 
A escova progressiva é um método de alisamento do cabelo inventado no Brasil que tem uma duração de cerca de 10 semanas. A escova progressiva é para pessoas que tem cabelo encaracolado ou ondulado e não usam tratamentos químicos no cabelo. É dito que a escova progressiva até ajuda a reparar o cabelo. A escova progressiva pode ser usada em cabelo pintado e a razão pela qual a escova progressiva ajuda a reparar o cabelo é porque tem a proteína queratina que é encontrada em grandes quantidades no cabelo. 
Os efeitos da escova progressiva duram geralmente dois a três meses dependendo da porosidade do seu cabelo antes de fazer o tratamento. Como acontece em todos os tratamentos que faz ao cabelo deve visitar o seu cabeleireiro previamente e fazer uma marcação para discutir tudo o que se vai fazer com o seu cabelo. A razão pela qual isso é importante é que deve ter a certeza que o tratamento que vai fazer ao cabelo não lhe faça mal. Quando a escova progressiva é feita de uma forma incorrecta pode danificar o cabelo. 
A escova progressiva pode ser feita em quase todos os tipos de cabelo mas mesmo assim é recomendado que marque uma hora com o seu cabeleireiro para discutir todos os detalhes com antecedência. Isto é bom para você falar tudo com ele e rever o que vai acontecer no dia do tratamento, para saber o que deve e não deve fazer com o seu cabelo uma vez que o tratamento é feito. Assim você sabe todas as implicações que podem afectar o seu cabelo e isso vai assegurar que não faça coisas que possam danificar o seu cabelo ou o seu tratamento de escova progressiva. Deve falar com o seu cabeleireiro e pergunta se a escova progressiva que ele faz é com ou sem formol. Nós recomendamos que faça uma escova progressiva sem formol pois não faz tanto mal à saúde. 
Quando chegar ao seu salão de beleza no dia de fazer a sua escova progressiva vai ficar lá por volta de duas horas enquanto o tratamento é feito. Duas horas para uma escova progressiva não é muito considerando que a maioria de nós ficamos uma hora no cabeleireiro para cortar, secar e lavar o cabelo. Depois do seu cabeleireiro fazer a escova progressiva ele vai dizer-lhe novamente como deve tratar o cabelo depois do tratamento. 
Ao contrario de outros tratamentos de alisamento de cabelo, como o alisamento japonês, a escova progressiva é mais económica e pode fazer o tratamento em cabelo tratado, pintado ou danificado. Basicamente, quanto mais danificado o seu cabelo estiver, mais tempo vai durar o efeito da escova progressiva. ...Saiba mais: Passo a passo para fazer uma escova progressiva...

By Adriano Alonso Dias 


Reações: